
AROMATERAPIA
Aromaterapia é o uso terapêutico dos óleos essenciais para a promoção do bem-estar físico, mental e emocional.
Óleos essenciais são substancias naturais presentes em diversas partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas), responsáveis por seus odores aromáticos.
Normalmente os óleos essenciais são extraídos através de destilação a vapor ou expressão a frio, são 100% puros e altamente concentrados. São ricos em diversos componentes químicos e penetram no organismo através da pele, do sistema olfativo e do sistema respiratório.
Não confunda óleos essenciais e essências: essências são substâncias sintetizadas industrialialmente com a finalidade de obter um aroma agradável e menor custo, portanto não têm as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. O uso de essências sintéticas não deve ser chamado aromaterapia.
Os óleos essenciais podem ser usados em óleos carreadores ou cremes de massagens, sabonetes, inalações, banhos de imersão, escalda-pés, compressas, aromatização de ambientes entre outros.
Os óleos essenciais possuem diversas propriedades terapêuticas como: analgésico, digestivo, descongestionante, diurético, relaxante, antiséptico, antidepressivo, bactericida, imunoestimulante, antiespasmódica, cicatrizante, estimulante, sedativo, desintoxicante, etc.
CROMOTERAPIA
Acromoterapia utiliza a freqüência vibracional das cores para restaurar o equilíbrio físico, mental, emocional e energético. Pode ser aplicada de diversas maneiras: desde o uso de luzes coloridas incidindo diretamente sobre o corpo, através da cromopuntura ou dos chakras (centros de energia do corpo); até a utilização de cores específicas em ambientes e roupas.
Não é preciso estar sofrendo de uma doença para recorrer à cromoterapia. Se sentir nervosa ou emocionalmente instável já é suficiente para justificar a busca da terapia através das cores. Isto porque o objetivo da cromoterapia é restaurar não só o equilíbrio físico, mas também – e principalmente – o equilíbrio mental, emocional e energético.
Cromopuntura
Você já conhece a cromoterapia. Também já ouviu falar na a acupuntura, método milenar chinês em que agulhas são espetadas em pontos estratégicos do corpo com a finalidade de obter um bom efeito terapêutico. Junte as duas e eis que surge a cromopuntura, terapia desenvolvida na Alemanha, na década de 1970 pelo médico naturopata Peter Mandel.
A cromopuntura é uma terapia caracterizada por feixes de luz aplicados em pontos específicos do corpo, os mesmo utilizados na acupuntura e outros descobertos por Peter Mandel. A aplicação desses feixes de luzes é realizada através de um pequeno aparelho, que se parece com uma lanterna. Na ponta desse aparelho se encontra um cristal, de onde emana a cor e a luz direto ao ponto encontrado no corpo.
Reequilíbrio dos Chakras
Consiste na técnica de aplicação de cores específicas para reequilíbrio dos chakras (centros de energia do corpo que se relacionam aos órgãos, funções e emoções).
FITOTERAPIA
A fitoterapia é uma terapêutica caracterizada pela utilização de plantas medicinais em suas diferentes formas (chás, tinturas, cápsulas, xaropes, banhos, compressas, pomadas, cremes, entre outras).
As plantas medicinais possuem princípios ativos responsáveis por seus efeitos. Na maioria das vezes, uma planta apresenta mais de um princípio ativo, o que lhe confere diversas propriedades medicinais. No entanto, geralmente, um grupo de substâncias ativas determina sua ação principal, de forma que uma planta medicinal, mesmo possuindo diversas propriedades, sempre apresentará uma que se sobressai.
A fitoterapia pode tratar inúmeras doenças, mas é especialmente eficaz no combate às mais simples e comuns, como insônia, ansiedade, gripes e resfriados, tosse, problemas digestivos, cólicas menstruais etc. No tratamento de doenças graves e/ou crônicas, a fitoterapia deve ser associada a outras terapêuticas, tanto para melhorar os seus próprios sintomas como para reduzir os efeitos colaterais. Pode ser utilizada, ainda, por qualquer pessoa para atingir um equilíbrio do organismo e evitar o surgimento de doenças.
A utilização de plantas medicinais não é isenta de efeitos colaterais, interações medicamentosas ou contra-indicações. Apresentam substâncias que podem ser tóxicas, desencadeando reações adversas. Em caso de dúvida, procure a ajuda de um profissional.
Deve-se estar atento à qualidade e origem das plantas medicinais. É importante conseguir um fornecedor confiável ou comprar numa farmácia conceituada. Em preparações caseiras, a questão do preparo também deve ser levada em consideração.

Cromopuntura
Cromoterapia
A Cromopuntura é a combinação da cromoterapia com a Acupuntura. Os estímulos são feitos nos pontos de Acupuntura. É um tratamento sutil, mas com ótimos resultados, ideal para crianças ou para pessoas que gostariam de fazer Acupuntura mas não gostam de agulhas.
Exemplos de Disturbios infantis que podem ser tratados com a cromopuntura: dores de barriga recorrentes, alergias, doenças na pele, dores de cabeca, dificuldades de concentração, enurese noturna, falta de apetite, insônia e muitos outros.
Com uma técnica mínima e doce como a luz obtem-se resultados muito positivos. As criancas apresentam rápidas mudancas, normalmente apreciam a terapia e pedem que continue.
“Quanto mais numerosas são as camadas ou couraças sob as quais escondemos a nossa energia, tanto mais difícil será para nós reconhecê-la. As crianças reagem mais rápido à cromopuntura porque escondem a sua fonte energetica atrás de menos estratos defensivos”, finaliza o Dr. Med. Neeresh F. Pagnamenta.